Infraestrutura Urbana
Dentre as sete regionais da cidade de Rio Branco, a Regional II é a que apresenta a melhor condição geral de Infraestrutura, isso, se deve ao fato dela fazer parte da região central da cidade e também pertencer à área mais antiga.
1. Abastecimento de água
A Regional II recebe abastecimento de água em aproximadamente 90% de sua área. Somente os Bairros próximos ao Rio Acre e ao Igarapé São Francisco ainda tem problemas de abastecimento ou abastecimento precário.
2. Coleta de esgoto
Aproximadamente 80% da Regional II têm coleta de esgoto. Novamente os bairros próximos ao Rio Acre e ao Igarapé São Francisco, são os que apresentam maior carência desse serviço, sendo que muitos esgotos encontram-se danificados.
Regional II - Coleta de esgoto
3. Calçamento e pavimentação
Através de uma observação empírica constatamos que 80% das vias da regional II são dotadas de pavimentação e 70% possuem pavimentação e calçamento. No Bairro Base, por exemplo, algumas ruas são pavimentadas, mas não possuem calçamento. Já na Baixada da Cadeia Velha e no Loteamento São José várias ruas ainda não contam com pavimentação e nem calçamento.
Regional II - Pavimentação de vias
4. Equipamentos de esporte, cultura e lazer
A Regional II possui a melhor infraestrutura de lazer e cultura da cidade - Teatro Plácido de Castro, Teatro Hélio de Mello, Biblioteca Pública, Biblioteca da Floresta, Memorial dos Autonomistas, Palácio Rio Branco, Museu da Borracha e Casa dos Índios.
Parque da Maternidade
Para o lazer esta regional dispõem de várias praças no Centro e também em alguns bairros.
5. Saúde
A Regional II possui diversos equipamentos de saúde, principalmente nos Bairros Centro e Bosque.
Equipamentos de Saúde Pública:
- Pronto Socorro
- Postos de Saúde
- Sistema de Atendimento Móvel Urgente - SAMU
- Maternidade Bárbara Heliodora
- Hospital da criança
Equipamento de saúde particular:
- Pronto atendimento da UNIMED
- Hospital e Maternidade Santa Juliana
- Urgil
- Pronto Clínica
- Laboratórios
6. Educação
Esta regional possui escolas públicas em quase todos os bairros, além de escolas particulares, escolas de cursos de idiomas, escolas com cursos técnicos e faculdades.
Escolas por Bairro:
Bosque - Centro de Ensino Especial Dom Bosco, Escola Francisco Augusto Bacurau, Escola Neutel Maia, Escola Max e Centro de Estudo dom Pedro II
Conjunto Guiomar Santos - Escola Infantil Dom Giocondo Maria Grotti e Escola Samuel Barreira.
Centro - Colégio Acreano, Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Creche Sagrado Coração de Maria, Escola José Rodrigues Leite, Escola Menino Jesus e Colégio Brasileiro.
Cerâmica - Escola Dr. Mário de Oliveira
Cadeia Velha - Escola Georgete Eluan Kalume
Base - Escola Diego Feijó
José Augusto - Escola Humberto Soares da Costa
Vila Ivonete - Instituto de Educação Lourenço Filho e Escola Anice Dib
Tropical - Escola Jorge Félix Lavocat e Centro Educacional Lato Sensu
Dom Giocondo - Escola Madre Elisa Andreoli
Aviário - Escola Mal. Humberto A. Castelo Branco e Escola de Ensino Fundamental ABC
Morada do Sol - Escola Maria Lúcia Moura Marin
Conjunto Solar - Escola Mozart Donizete e Colégio Rio Branco
7. Energia elétrica e iluminação pública
Quase 100% da população Regional II são atendidas com energia elétrica pela Companhia de Energia Elétrica do Acre – ELETROACRE e 90% com iluminação pública, de responsabilidade da Prefeitura Municipal.
8. Economia
O centro comercial da Regional II é também o centro comercial da cidade de Rio Branco, possui, portanto uma ampla oferta de comércios e serviços. A área comercial da Regional II atinge diretamente os seguintes bairros: Centro, Bosque, José Augusto, Cadeia Velha e Aviário.
Supermercado Araújo do Aviário
9. Transporte
Quase todos os bairros da regional II possuem linhas de ônibus, porém algumas ficam muito distantes de uma parte do bairro, o que prejudica, principalmente os estudantes que precisam pegar ônibus no período noturno.
Terminal Urbano de Rio Branco
10. Malha viária
O esgotamento da malha viária é talvez um dos mais graves problemas de infraestrutura da Regional II. Atualmente acontecem congestionamento em vários locais dos Bairros Centro e Bosque nos horários de “picos”. Algumas medidas estão sendo providenciadas como o alargamento de algumas vias e mudança de sentido da via.
11. Topografia
Sites de Pesquisa:
http://www.ac.gov.br/http://www.pmrb.ac.com.br/
FAAO – Faculdade da Amazônia Ocidental, Curso de Arquitetura e Urbanismo
ORIENTADORA: Profa.: Ana Cunha Araújo.
DISCIPLINAS: Planejamento Urbano e Regional e Infraestrutura Urbana.
SÉRIE: 3o Ano.
ALUNOS: Cleide Glowaski, Elanny Cristina e LLayla Araújo.
Pesquisa feita em março de 2009.
Aguarde, em breve publicaremos mais sobre esse assunto!
Olá Cristina vc mora no bairro cadeia velha? SEU TRABALHO ESTÁ MUITO BOM.
ResponderExcluirNão moro no bairro Cadeia Velha. Conheço um pouco aquela região em função de um trabalho que desenvolví alí anos atrás - eu trabalhei com Células de minha igreja, a Renovada.
ResponderExcluirPor outro lado, este material foi produzido por meus alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da FAAO.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
que as autorudades hai que trabalhar mas e brigarem menosja que estao ai e para trabalhar e demostrar o melhor deles.......assim vamos ter um pais melhor
ResponderExcluir