quinta-feira, 14 de maio de 2009

Rio Branco Acre Divisão Regional de Áreas Urbanas

A Prefeitura Municipal de Rio Branco divide a cidade em sete áreas urbanas chamadas regionais.



Mapa da Divisao Regional de Rio Branco Acre
Áreas Urbanas - Mapa da Divisão Regional de Rio Branco do Acre


Ana Cunha Araújo

Voltar para o Estudo Urbanístico de Rio Branco - Acre.

INTERAÇÃO URBANO-RURAL Rio Branco - Acre



Rio Branco ACRE Um Estudo Urbanistico Planejamento Urbano - Áreas Urbanas


Como parte da avaliação das disciplinas de Planejamento Urbano e Regional e Infraestrutura Urbana, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO, em Rio Branco, Acre, fizeram um Estudo Urbanístico da cidade de Rio Branco - Acre.

Adotou-se a divisão proposta pela Prefeitura Municipal de Rio Branco, que considera a cidade como um conjunto de sete áreas urbanas chamadas regionais.

Veja aqui o mapa da Divisão Regional de Rio Branco - Acre.

As turmas desenvolveram pesquisas dentro de cada regional a fim de descobrir a cidade, a história dos bairros, o meio ambiente urbano, suas peculiaridades e problemas. As próximas postagens serão publicações de resumos do material elaborado pelos alunos.

Conheça um pouco desse lugar tão especial:

Estudo Urbanístico da Regional I de Rio Branco - Acre



Estudo Urbanístico da Regional II de Rio Branco - Acre
- Expansão Regional de Rio Branco.

- Infraestrutura Urbana da Regional II - Rio Branco - Acre
* Saneamento - Água e Esgoto
* Calçamento e Pavimentação
* Energia, Economia e Transporte
* Saúde e Educação
* Aspectos Ambientais
* Esporte, Cultura e Lazer

Material Adicional:

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Infraestrutura Urbana de Rio Branco Acre - Regional II - Aspectos ambientais e Saneamento

Os principais problemas ambientais encontrados na Regional II estão relacionados ao Rio Acre e ao Igarapé São Francisco.


Rio Branco Acre - Regional II - Alagação de 2009

Fonte: http://www.pmrb.ac.gov.br/


Nos períodos de chuvas intensas várias áreas de Bairros próximos ficam alagadas e por isso, são interditadas pela Defesa Pública - o que não impede que vários moradores insistam em continuar residindo nesses locais.

Outros problemas de visível impacto ambiental nessas áreas é a presença de lixo depositado nas ruas e nos rios, assim como as condições precárias de saneamento com esgoto a céu aberto.

Impacto ambiental lixo no Igarape Sao Francisco Rio Branco Acre Regional II
Rio Branco Acre - Regional II - Impacto ambiental do lixo no Igarapé São Francisco

Foto de Talita Oliveira,

Fonte: http://omergulhoacreano.blogspot.com/


Voltar para o Estudo Urbanístico de Rio Branco - Acre.


FAAO – Faculdade da Amazônia Ocidental, Curso de Arquitetura e Urbanismo.
ORIENTADORA: Profa.: Ana Cunha Araújo.
DISCIPLINAS: Planejamento Urbano e Regional e Infraestrutura Urbana.
SÉRIE: 3o Ano.
ALUNOS: Cleide Glowaski, Elanny Cristina e LLayla Araújo.

Pesquisa feita em março de 2009.


INTERAÇÃO URBANO-RURAL Rio Branco - Acre

Site de Pesquisa:
http://www.ac.gov.br/



domingo, 10 de maio de 2009

Rio Branco-Ac - REGIONAL I

"A maior atração de uma cidade é a qualidade de vida de seus moradores." - Jaime Lerner

A Regional I é constituída de 10 (dez) bairros: Cidade Nova, Bairro do Quinze, 06 de Agosto, Triângulo Velho, Triângulo Novo, Taquari, Comara, Loteamento Alzira Cruz, Loteamento Praia do Amapá e Amapá.


1. HISTÓRIA
Rio Branco foi fundada por Neutel Maia, em 1882. Naquele tempo ainda era um simples povoado, não era mais que uma clareira na mata, onde começaram a ser construídas as edificações de uso residenciais e comerciais que seguiam o traçado do rio Acre. O primeiro nome do povoado foi Volta da Empresa.

A própria cidade teve como segundo nome Villa Rio Branco e se concentrava na margem direita do rio, hoje conhecida como 2º Distrito. Em 1908, a sede da prefeitura mudou-se para a margem esquerda, atual 1º Distrito, iniciando assim a futura mudança da cidade para aquela margem.

O 2º Distrito é formado por um importante conjunto de bens arquitetônicos que retratam um largo período da historia acreana. Nele são encontrados monumentos naturais e culturais do Estado do Acre - como a histórica Gameleira, Tentamen, Cine-Teatro Recreio, Monumento erguido a Bandeira Acreana, casas comerciais e residências antigas.


2. ORIGEM DE ALGUNS BAIRROS

Cidade Nova
A formação do bairro Cidade Nova deu-se a partir da década de 70, quando os governos Federal e Estadual implantaram diversos programas de desenvolvimento econômico que visavam substituir a tradicional atividade extrativa da borracha pela pecuária. Desse modo, várias áreas de terras foram vendidas para empresários do sul do país que substituíram seringais por fazendas de gado.

Atualmente neste bairro existem alguns equipamentos que são relevantes para a cidade de Rio Branco: a Casa Rosa Mulher, construída em 1993; o Sindicato dos Extrativistas e Trabalhadores Assemelhados de Rio Branco e o Terminal Rodoviário de Rio Branco, construído em 1974.

Futuro bairro Cidade Nova, década de 60.

Quinze
A origem do bairro Quinze se confunde com a origem da própria cidade de Rio Branco, ocorreu ainda durante o período da “Revolução Acreana” no inicio do século XX. Sua ocupação deu-se em uma área fora do perímetro do povoado Volta da Empresa, em um lugar que serviu como acampamento ao 15º Batalhão de Infantaria do Exército. Muitos comerciantes se instalaram nas proximidades daquela área para atender aos soldados e oficiais brasileiros, iniciando o bairro.

Ao fundo, Centro comercial de Rio Branco - primeira rua da cidade, hoje Rua 17 de Novembro, também chamada de Rua Eduardo Asmar.


06 de Agosto
O bairro Seis de Agosto teve sua formação em terras do Seringal Empresa, situado à margem direita do rio Acre. A Rua Seis de Agosto é uma das primeiras de Rio Branco. Ela surge de um varadouro que ligava o seringal Catuaba ao seringal Empresa, por onde eram transportadas mercadorias e borrachas utilizando animais de carga.

Rua Portugal - Alagação de 1941 - Enchente do rio atingindo o bairro.
Acervo: SEPLAN. Acervo Digital: Memorial dos Autonomistas.


Taquari
O Bairro Taquari tem esse nome em homenagem ao primeiro avião a chegar no Acre, em 1936. A área só foi ocupada em 1981.

O processo de ocupação dessa região deve-se aos movimentos sócio-econômicos da década de 70. Naquela época os governos Federal e Estadual implantaram diversos programas de desenvolvimento econômico que visavam substituir a tradicional atividade extrativa da borracha pela pecuária. Para tanto diminuíram os financiamentos que eram concedidos aos seringais e criaram vários incentivos para empresários do sul do país, para que montassem fazendas de gado na região. Com a chegada dos “paulistas” e a implantação das grandes fazendas de criação de gado na década de 70 começaram a ocorrer invasões em terrenos da periferia da cidade por parte dos seringueiros que não tinham mais trabalho em suas regiões de origem.

A invasão e formação do bairro do Taquari se deram como parte deste mesmo movimento. Em 1986, este bairro já era uma das principais áreas de invasão da cidade.


3. PLANEJAMENTO URBANO

3.1 Organização
No mapa da regional é fácil identificar a sua divisão, porém, quando visitamos, encontramos dificuldade em identificar onde começava e terminava cada bairro. Nem mesmo os moradores sabiam informar com exatidão.

No Bairro do Quinze, por exemplo, numa mesma rua entrevistamos moradores que diziam que estávamos neste bairro enquanto que outros diziam que estávamos no Cidade Nova.

Como a maioria dos bairros surgiu de invasão, os lotes não são organizados nem bem divididos. É como se a população tivesse entrando de qualquer jeito e tomando posse.

3.2 Identidade Regional
A cultura é a peça chave para a interpretação do espaço. No 2º Distrito identificamos vários elementos da época em que surgiram os bairros, que não conseguimos observar em nenhuma outra área da cidade de Rio Branco. Podemos usar como exemplo o Calçadão da Gameleira, uma área tradicional que cria uma singularidade ao lugar.

Calçadão da Gameleira. À esquerda Passarela Joaquim Macedo. À direita a Rua 17 de Novembro.


3.3 Morfologia Urbana

3.3.1 Densidade populacional
De acordo com dados coletados na Prefeitura Municipal, a população da Regional l é em torno de 24 mil habitantes.

3.3.2 Uso
Na maioria dos bairros o uso é predominantemente residencial. Porém, nas áreas cortadas pela Via Chico Mendes, a área comercial é bastante desenvolvida.

Via Chico Mendes - Área comercial.


Bairro do Amapá - Área residencial, com características de área rural.


3.3.3 Pontos Focais
São pontos ou áreas consideradas atrativas de pessoas e, por isto auxiliam a orientação e identificação. Nessa regional identificamos o Parque Capitão Ciríaco e o Calçadão da Gameleira.

Terminal Rodoviário


Parque Capitão Ciríaco



Calçadão da Gameleira


3.3.4 Marcos Visuais
Elementos que se destacam visualmente na área considerada, tornando-se balizas ou referências - é o caso do Monumento à bandeira acriana, na Gameleira e a caixa d’água do 2º Distrito, na Rua 06 de agosto.

Monumento à Bandeira Acriana, no Calçadão da Gameleira.

Caixa d’água do 2º Distrito


4. PROBLEMAS DA REGIONAL I

Tendo em vista as visitas nos bairros, entrevistas realizadas com moradores e Coordenador da Regional I, senhor Amarílio, concluímos que o maior problema dessa regional está relacionado à falta de infraestrutura. Em grande parte dos bairros a questão de esgoto é resolvida por meio de fossas, enquanto que o abastecimento de água é feito por meio de poços. Somente as principais vias possuem pavimentação.

O segundo maior problema é fundiário. Em praticamente todos os bairros existe esse problema, uma vez que a maioria deles é fruto de invasão.


5. CONCLUSÃO
Concluímos que, apesar dessa ser a primeira regional da cidade, necessita de maior atenção por parte dos órgãos competentes, pois apesar contar com infraestrutura nas áreas mais próximas ao centro da cidade, as áreas de periferia se mostram precárias, especialmente nas proximidades do rio Acre.


6. FOTOS
Cidade Nova

Ligações clandestinas de energia elétrica.


Via residencial, sem pavimentação e passeio público.


Triângulo Velho

Pavimentação de tijolos, sem passeio público.

Via sem pavimentação.


Taquari

Quadra de esportes necessitando manutenção.


Via sem pavimentação e passeio público.


06 de Agosto

Lixo jogado no Rio Acre.
População retirando móveis das residências, devido à alagação que atingiu parte da regional.


FAAO – Faculdade da Amazônia Ocidental, Curso de Arquitetura e Urbanismo
DISCIPLINAS: Planejamento Urbano e Regional e Infraestrutura Urbana
ORIENTAÇÃO: Profa. Ana Cunha Araújo
ALUNOS: Elaiane N. N. Sales, Maria Gabrielle M. Miguéis e Rafael V. Eluan.
Pesquisa feita em Março de 2009.

sábado, 9 de maio de 2009

Expansão das Áreas Urbanas de Rio Branco Acre - Regional II

Os gráficos abaixo mostram a expansão das áreas urbanas de Rio Branco, de 1948 até 2000. Podemos observar que no período de 1948 até 1970 a expansão na Regional II foi lenta. No entanto, no período de 1970 até 1985 houve uma grande explosão demográfica, que povoou quase todo o seu espaço. Essa expansão continuou, porém de forma mais lenta até 2000.

Áreas Urbanas - Expansão Regional de Rio Branco do Acre
Áreas Urbanas - Expansão Regional de Rio Branco do Acre
Fonte: Prefeitura Municipal de Rio Branco.

Faça uma "Navegação Virtual" pela região na figura abaixo.
Clicando nas setas, é possível navegar enquanto que os sinais de "+" e "-" permitem ampliar e reduzir o zoom da fotografia.

View Larger Map


Voltar para o Estudo Urbanístico de Rio Branco - Acre.


Sites de Pesquisa:

http://www.ac.gov.br/

http://www.pmrb.ac.com.br/

  • FAAO – Faculdade da Amazônia Ocidental, Curso de Arquitetura e Urbanismo
  • ORIENTADORA: Profa.: Ana Cunha Araújo.
  • DISCIPLINAS: Planejamento Urbano e Regional e Infraestrutura Urbana.
  • SÉRIE: 3o Ano.
  • ALUNOS: Cleide Glowaski, Elanny Cristina e LLayla Araújo.

Pesquisa feita em março de 2009.

Infraestrutura Urbana de Rio Branco Acre - Regional II - Saneamento - Agua e Esgoto

Dentre as sete regionais da cidade de Rio Branco, a Regional II é a que apresenta a melhor condição geral de Infraestrutura, isso, se deve ao fato dela fazer parte da região central da cidade e também pertencer à área mais antiga.


Abastecimento de água

A Regional II recebe abastecimento de água em aproximadamente 90% de sua área. Somente os Bairros próximos ao Rio Acre e ao Igarapé São Francisco ainda tem problemas de abastecimento ou abastecimento precário.


Saneamento - Coleta de esgoto

Aproximadamente 80% da Regional II tem coleta de esgoto. Novamente os bairros próximos ao Rio Acre e ao Igarapé São Francisco, são os que apresentam maior carência de saneamento básico, sendo que muitos esgotos encontram-se danificados.


Rio Branco Acre - Regional II - Saneamento Coleta de EsgotoRio Branco Acre - Regional II - Saneamento


Voltar para o Estudo Urbanístico de Rio Branco - Acre.


Sites de Pesquisa:

http://www.ac.gov.br/

http://www.pmrb.ac.com.br/

  • FAAO – Faculdade da Amazônia Ocidental, Curso de Arquitetura e Urbanismo
  • ORIENTADORA: Profa.: Ana Cunha Araújo.
  • DISCIPLINAS: Planejamento Urbano e Regional e Infraestrutura Urbana.
  • SÉRIE: 3o Ano.
  • ALUNOS: Cleide Glowaski, Elanny Cristina e LLayla Araújo.

Pesquisa feita em março de 2009.

Infraestrutura Urbana de Rio Branco Acre - Regional II - Calçamento e Pavimentação

Calçamento e pavimentação

Através de uma observação empírica constatamos que 80% das vias da regional II são dotadas de pavimentação e 70% possuem pavimentação e calçamento. No Bairro Base, por exemplo, algumas ruas são pavimentadas, mas não possuem calçamento. Já na Baixada da Cadeia Velha e no Loteamento São José várias ruas ainda não contam com pavimentação e nem calçamento.


Rio Branco Acre Regional II Pavimentação de viasAcre, Rio Branco, Regional II - Pavimentação de vias


Voltar para o Estudo Urbanístico de Rio Branco - Acre.

INTERAÇÃO URBANO-RURAL Rio Branco - Acre


Sites de Pesquisa:

http://www.ac.gov.br/

http://www.pmrb.ac.com.br/

  • FAAO – Faculdade da Amazônia Ocidental, Curso de Arquitetura e Urbanismo
  • ORIENTADORA: Profa.: Ana Cunha Araújo.
  • DISCIPLINAS: Planejamento Urbano e Regional e Infraestrutura Urbana.
  • SÉRIE: 3o Ano.
  • ALUNOS: Cleide Glowaski, Elanny Cristina e LLayla Araújo.

Pesquisa feita em março de 2009.

Infraestrutura Urbana de Rio Branco Acre - Regional II - Esporte, Cultura e Lazer


Equipamentos de esporte, cultura e lazer

A Regional II possui a melhor infraestrutura de lazer e cultura da cidade - Teatro Plácido de Castro, Teatro Hélio de Mello, Biblioteca Pública, Biblioteca da Floresta, Memorial dos Autonomistas, Palácio Rio Branco, Museu da Borracha e Casa dos Índios.

Rio Branco Acre - Regional II Teatro Plácido de Castro
Rio Branco Acre - Regional II - Teatro Plácido de Castro




Rio Branco Acre - Regional II - Biblioteca PublicaRio Branco Acre - Regional II - Biblioteca Pública




Para o lazer esta regional dispõem de várias praças no Centro e também em alguns bairros.



Rio Branco Acre - Regional II - Parque da Maternidade


Voltar para o Estudo Urbanístico de Rio Branco - Acre.


Sites de Pesquisa:

http://www.ac.gov.br/
http://www.pmrb.ac.com.br/

  • FAAO – Faculdade da Amazônia Ocidental, Curso de Arquitetura e Urbanismo
  • ORIENTADORA: Profa.: Ana Cunha Araújo.
  • DISCIPLINAS: Planejamento Urbano e Regional e Infraestrutura Urbana.
  • SÉRIE: 3o Ano.
  • ALUNOS: Cleide Glowaski, Elanny Cristina e LLayla Araújo.

Pesquisa feita em março de 2009.

Infraestrutura Urbana de Rio Branco Acre - Regional II - Saúde e Educação

Saúde

A Regional II possui diversos equipamentos de saúde, principalmente nos Bairros Centro e Bosque.


Rio Branco Acre - Regional II Hospital da CriançaRio Branco Acre - Regional II - Hospital da Criança

Equipamentos de Saúde Pública:

  • Pronto Socorro
  • Postos de Saúde
  • Sistema de Atendimento Móvel Urgente - SAMU
  • Maternidade Bárbara Heliodora
  • Hospital da criança

Equipamento de saúde particular:

  • Pronto atendimento da UNIMED
  • Hospital e Maternidade Santa Juliana
  • Urgil
  • Pronto Clínica
  • Laboratórios

Educação

Esta regional possui escolas públicas em quase todos os bairros, além de escolas particulares, escolas de cursos de idiomas, escolas com cursos técnicos e faculdades.

Rio Branco Acre - Regional II Escola Estadual Barão do Rio BrancoRio Branco Acre - Regional II - Escola Estadual Barão do Rio Branco.


Escolas por Bairro:

  • Bosque - Centro de Ensino Especial Dom Bosco, Escola Francisco Augusto Bacurau, Escola Neutel Maia, Escola Max e Centro de Estudo dom Pedro II.
  • Conjunto Guiomar Santos - Escola Infantil Dom Giocondo Maria Grotti e Escola amuel Barreira.
  • Centro - Colégio Acreano, Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Creche Sagrado Coração de Maria, Escola José Rodrigues Leite, Escola Menino Jesus e Colégio Brasileiro.
  • Cerâmica - Escola Dr. Mário de Oliveira.
  • Cadeia Velha - Escola Georgete Eluan Kalume .
  • Base - Escola Diego Feijó.
  • José Augusto - Escola Humberto Soares da Costa.
  • Vila Ivonete - Instituto de Educação Lourenço Filho e Escola Anice Dib.
  • Tropical - Escola Jorge Félix Lavocat e Centro Educacional Lato Sensu.
  • Dom Giocondo - Escola Madre Elisa Andreoli.
  • Aviário - Escola Mal. Humberto A. Castelo Branco e Escola de Ensino Fundamental ABC.
  • Morada do Sol - Escola Maria Lúcia Moura Marin.
  • Conjunto Solar - Escola Mozart Donizete e Colégio Rio Branco.

FAAO – Faculdade da Amazônia Ocidental, Curso de Arquitetura e Urbanismo
ORIENTADORA: Profa.: Ana Cunha Araújo.
DISCIPLINAS: Planejamento Urbano e Regional e Infraestrutura Urbana.
SÉRIE: 3o Ano.
ALUNOS: Cleide Glowaski, Elanny Cristina e LLayla Araújo.
Pesquisa feita em março de 2009.


Voltar para o Estudo Urbanístico de Rio Branco - Acre.


Infraestrutura Urbana de Rio Branco Acre - Regional II - Energia, Economia e Transportes


Energia elétrica e iluminação pública

Quase 100% da população Regional II é atendida com energia elétrica pela Companhia de Energia Elétrica do Acre – ELETROACRE e 90% com iluminação pública prevista no Orçamento da Prefeitura Municipal.


Economia e Áreas de Negócios

O centro comercial da Regional II é estratégico porque é também o centro comercial da cidade de Rio Branco. A regional II possui, portanto, uma ampla rede de negócios incluindo comércios e serviços. A área comercial dessa regional atinge diretamente os seguintes bairros: Centro, Bosque, José Augusto, Cadeia Velha e Aviário.
Supermercado Araújo do Aviário


Rio Branco Acre - Centro Comercial da Regional II
Rio Branco Acre - Regional II - Centro Comercial da Regional II





Transporte

Quase todos os bairros da regional II possuem linhas de ônibus, porém algumas ficam muito distantes de uma parte do bairro, o que prejudica, principalmente os estudantes que precisam pegar ônibus no período noturno.

Terminal Rodoviario Urbano de Rio Branco
Rio Branco Acre - Regional II - Terminal Rodoviário Urbano de Rio Branco





Malha viária

O esgotamento da malha viária é talvez um dos mais graves problemas de infraestrutura da Regional II. Atualmente acontecem congestionamento em vários locais dos Bairros Centro e Bosque nos horários de “picos”. Algumas medidas estão sendo providenciadas como o alargamento de algumas vias e mudança de sentido da via.


Rio Branco Acre - Regional II - Trânsito

Rio Branco Acre - Regional II - Trânsito
Fonte:www.skyscrapercity.com



Voltar para o Estudo Urbanístico de Rio Branco - Acre.


Sites de Pesquisa:


http://www.google.com.br/

http://www.wikipedia.com.br/

http://www.ac.gov.br/http://www.pmrb.ac.com.br/


  • FAAO – Faculdade da Amazônia Ocidental, Curso de Arquitetura e Urbanismo.
  • ORIENTADORA: Profa.: Ana Cunha Araújo.
  • DISCIPLINAS: Planejamento Urbano e Regional e Infraestrutura Urbana.
  • SÉRIE: 3o Ano.
  • ALUNOS: Cleide Glowaski, Elanny Cristina e LLayla Araújo.

Pesquisa feita em março de 2009.



Aguarde, em breve publicaremos mais sobre esse assunto!

Rio Branco - Acre - REGIONAL II - 2

Rio Branco - Acre - REGIONAL II - 2

Infraestrutura Urbana

Dentre as sete regionais da cidade de Rio Branco, a Regional II é a que apresenta a melhor condição geral de Infraestrutura, isso, se deve ao fato dela fazer parte da região central da cidade e também pertencer à área mais antiga.


1. Abastecimento de água

A Regional II recebe abastecimento de água em aproximadamente 90% de sua área. Somente os Bairros próximos ao Rio Acre e ao Igarapé São Francisco ainda tem problemas de abastecimento ou abastecimento precário.


2. Coleta de esgoto

Aproximadamente 80% da Regional II têm coleta de esgoto. Novamente os bairros próximos ao Rio Acre e ao Igarapé São Francisco, são os que apresentam maior carência desse serviço, sendo que muitos esgotos encontram-se danificados.


Regional II - Coleta de esgoto


3. Calçamento e pavimentação

Através de uma observação empírica constatamos que 80% das vias da regional II são dotadas de pavimentação e 70% possuem pavimentação e calçamento. No Bairro Base, por exemplo, algumas ruas são pavimentadas, mas não possuem calçamento. Já na Baixada da Cadeia Velha e no Loteamento São José várias ruas ainda não contam com pavimentação e nem calçamento.


Regional II - Pavimentação de vias


4. Equipamentos de esporte, cultura e lazer

A Regional II possui a melhor infraestrutura de lazer e cultura da cidade - Teatro Plácido de Castro, Teatro Hélio de Mello, Biblioteca Pública, Biblioteca da Floresta, Memorial dos Autonomistas, Palácio Rio Branco, Museu da Borracha e Casa dos Índios.


Parque da Maternidade

Para o lazer esta regional dispõem de várias praças no Centro e também em alguns bairros.


5. Saúde

A Regional II possui diversos equipamentos de saúde, principalmente nos Bairros Centro e Bosque.

Equipamentos de Saúde Pública:

  • Pronto Socorro
  • Postos de Saúde
  • Sistema de Atendimento Móvel Urgente - SAMU
  • Maternidade Bárbara Heliodora
  • Hospital da criança

Equipamento de saúde particular:

  • Pronto atendimento da UNIMED
  • Hospital e Maternidade Santa Juliana
  • Urgil
  • Pronto Clínica
  • Laboratórios

6. Educação

Esta regional possui escolas públicas em quase todos os bairros, além de escolas particulares, escolas de cursos de idiomas, escolas com cursos técnicos e faculdades.

Escolas por Bairro:

Bosque - Centro de Ensino Especial Dom Bosco, Escola Francisco Augusto Bacurau, Escola Neutel Maia, Escola Max e Centro de Estudo dom Pedro II

Conjunto Guiomar Santos - Escola Infantil Dom Giocondo Maria Grotti e Escola Samuel Barreira.

Centro - Colégio Acreano, Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Creche Sagrado Coração de Maria, Escola José Rodrigues Leite, Escola Menino Jesus e Colégio Brasileiro.

Cerâmica - Escola Dr. Mário de Oliveira

Cadeia Velha - Escola Georgete Eluan Kalume

Base - Escola Diego Feijó

José Augusto - Escola Humberto Soares da Costa

Vila Ivonete - Instituto de Educação Lourenço Filho e Escola Anice Dib

Tropical - Escola Jorge Félix Lavocat e Centro Educacional Lato Sensu

Dom Giocondo - Escola Madre Elisa Andreoli

Aviário - Escola Mal. Humberto A. Castelo Branco e Escola de Ensino Fundamental ABC

Morada do Sol - Escola Maria Lúcia Moura Marin

Conjunto Solar - Escola Mozart Donizete e Colégio Rio Branco


7. Energia elétrica e iluminação pública

Quase 100% da população Regional II são atendidas com energia elétrica pela Companhia de Energia Elétrica do Acre – ELETROACRE e 90% com iluminação pública, de responsabilidade da Prefeitura Municipal.


8. Economia

O centro comercial da Regional II é também o centro comercial da cidade de Rio Branco, possui, portanto uma ampla oferta de comércios e serviços. A área comercial da Regional II atinge diretamente os seguintes bairros: Centro, Bosque, José Augusto, Cadeia Velha e Aviário.
Supermercado Araújo do Aviário


9. Transporte

Quase todos os bairros da regional II possuem linhas de ônibus, porém algumas ficam muito distantes de uma parte do bairro, o que prejudica, principalmente os estudantes que precisam pegar ônibus no período noturno.

Terminal Urbano de Rio Branco


10. Malha viária

O esgotamento da malha viária é talvez um dos mais graves problemas de infraestrutura da Regional II. Atualmente acontecem congestionamento em vários locais dos Bairros Centro e Bosque nos horários de “picos”. Algumas medidas estão sendo providenciadas como o alargamento de algumas vias e mudança de sentido da via.


11. Topografia

Sites de Pesquisa:

http://www.google.com.br/

http://www.wikipedia.com.br/

http://www.ac.gov.br/http://www.pmrb.ac.com.br/

FAAO – Faculdade da Amazônia Ocidental, Curso de Arquitetura e Urbanismo

ORIENTADORA: Profa.: Ana Cunha Araújo.

DISCIPLINAS: Planejamento Urbano e Regional e Infraestrutura Urbana.

SÉRIE: 3o Ano.

ALUNOS: Cleide Glowaski, Elanny Cristina e LLayla Araújo.

Pesquisa feita em março de 2009.

Aguarde, em breve publicaremos mais sobre esse assunto!