sexta-feira, 6 de março de 2009

METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL

1. Regiões de Planejamento

“Um espaço não definido, não analisado economicamente, não organizado é um espaço subutilizado”. (Pierre George)


Critérios para definir uma região de planejamento:

* Homogeneidade – mesma natureza.
* Interação – ação recíproca.

Conforme utilizados, os critérios resultam em dois tipos de região de planejamento, que são: Homogênea e Polarizada ou Nodal.


REGIÃO HOMOGÊNEA

É a área física, contínua e localizada, caracterizada pela presença uniforme de elementos físicos, econômicos e sociais. Uma região jamais é perfeitamente homogênea.

Esse tipo de região é dividida em: Elementar e Complexa.

Ela é tida por elementar quando há só um elemento ou fator de uniformidade, como é o caso de uma região geomorfológica, onde o elemento de homogeneização é a forma do relevo.

Por outro lado, uma região é classificada como complexa quando há mais de um elemento ou fator de uniformidade em sua definição. Geralmente todas as regiões homogêneas de planejamento são complexas.


REGIÃO POLARIZADA ou NODAL

Uma região é tida como polarizada ou nodal quando ela é resultado da ação recíproca das atividades econômicas e sociais. Esse conceito se alicerça nas noções de influência mútua, dependência e de hierarquia.

O caráter predominante das cidades é o de centralidade. Toda cidade é um centro de negócios, cultural, econômico, administrativo em relação às áreas vizinhas.

Uma cidade é como um corpo humano, tendo cada setor interligado ao outro pelo sistema viário, gerando um fluxo que vai abastecer a população ali residente.

São exemplos de regiões polarizadas as áreas metropolitanas e as áreas de influência de algumas cidades.


Ana Cunha Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário