quarta-feira, 21 de abril de 2010

GESTÃO DA CIDADE PELA PARTICIPAÇÃO POPULAR - 4


Evento para leitura comunitária - Rio Branco-Ac
Fonte:
P.M.R.B


1.5 Metodologia

Para o estudo da gestão da cidade pela participação popular, com o enfoque para o plano diretor de Rio Branco, adotou-se como método o exame de vários aspectos e suas relações a fim de melhor conhecê-los.

A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa descritiva, pois se descreveu as fases da evolução da gestão de Rio Branco por meio desse instrumento que é o Plano Diretor; e também explicativa, pela identificação e análise de fatores que contribuíram ou não para a participação popular durante o processo em estudo.

Para a coleta de dados adotaram-se vários tipos de pesquisa, dentre elas, a pesquisa histórica onde se procurou descrever como se deu a democracia no Brasil e também um breve relato da história de Rio Branco; bibliográfica - pela busca documental e investigação de campo, a qual foi composta de livros, publicações da internet, relatórios da PMRB, cartografias, fotografias e entrevistas.

A pesquisa bibliográfica passou inicialmente por uma leitura exploratória, a fim de se verificar se as obras consultadas tinham relação com o tema pesquisado; depois, fez-se um exame seletivo para extrair o que realmente interessava; finalmente, uma leitura analítica para organizar as informações que respondiam ao problema de pesquisa. Todo o alicerce teórico-metodológico foi atingido em investigação sobre os seguintes temas: gestão da cidade, capital social, regime democrático no Brasil, redemocracia, participação popular, Constituição Federal de 1988, Estatuto da Cidade, plano diretor e planos diretores de Rio Branco-AC

A pesquisa documental considerou cartografias e planos diretores elaborados para Rio Branco - Lei No 331, de 07/01/82, 1º Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, que inclui as Leis No 611, de 19/06/86 e No 612, de 19/06/86, mapa de divisão das regionais, fotografias e listas de presença dos eventos - documentos pertencentes à Prefeitura Municipal de Rio Branco e também informações coletadas com parte da população dessa cidade.

Essa é uma pesquisa básica, qualitativa e exploratória - uma vez que a pesquisadora, por entender que esse era um assunto importante, imergiu no contexto com a perspectiva de interpretá-lo, todavia, não se constatou a existência de estudos sobre esse instrumento de gestão que é o plano diretor de Rio Branco-AC, construído com a participação popular. Esse trabalho deverá gerar conhecimentos acerca do tema.


1.6 Universo da amostra

O universo pesquisado foi constituído por pessoas encontrados nos ambientes onde a pesquisadora desenvolve atividades de trabalho. Alguns foram entrevistados por terem ligação com a PMRB (parte do corpo de funcionários ou requerentes), outros foram selecionados na Faculdade da Amazônia Ocidental (funcionários ou alunos), também foram ouvidos membros da Igreja Renovada, e pessoas que estiveram nos eventos promovidos durante o processo (localizados a partir de números de telefones e/ou e-mails registrados nas listas de presença).


1.7 Coleta de dados

A coleta de dados foi feita por meio de aplicação de questionários trabalhados em dois modelos: o primeiro com perguntas genéricas, aplicado para uma população mais abrangente, que não tem relacionamento direto com a gestão da cidade; o segundo, com perguntas mais específicas, aplicado para pessoas que de alguma forma estão inseridas dentro da temática estudada.

Ana Cunha Araújo


*Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Engenharia Civil.

Linha de Pesquisa: Gestão
Área de Concentração: Gestão Estratégica
Orientador: Professor Doutor Nelio D. Pizzolato - Universidade Federal Fluminense


Mais detalhes nas próximas postagens...