quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ESPAÇO REGIONAL - Conceitos básicos

TERRITÓRIO
É o conjunto composto por uma sociedade e o espaço que ela organiza. Ele é dinâmico, delimitado por uma fronteira, onde se relacionam dados físicos e humanos.

A noção de território revela a existência de uma organização social, política e econômica que forma e ordena o espaço.


REGIÃO
Há diferenças individuais na interpretação da realidade, mas em sua maior parte estão submetidas a uma subjetividade que ultrapassa o pessoal e encontra coerência e força no coletivo.

Dessa forma, a cultura é a chave necessária para interpretar o espaço.

A partir de uma visão seletiva da realidade a região congrega elementos, criando um fluxograma próprio que norteia as decisões e os comportamentos.

Portanto, a visão de realidade está ligada ao foco de identificação.

As regiões não podem ter uma única definição, uma vez que o espaço vivido é definido de acordo com a percepção, que é distinta para cada indivíduo.

São classificadas em três tipos:
* Regiões fluídas - Os homens não estabelecem fortes vínculos com os espaços que ocupam.
* Regiões enraizadas - Elo de ligação profunda entre os homens e o espaço que lhes seja próprio.
* Regiões funcionais - Relacionam-se à sociedade industrial moderna, marcada por seus aspectos funcionais.

Segundo a Geografia Humanística, a região seria definida pela identidade de um grupo social com uma porção do território. Essa identidade regional é fornecida pelas características do grupo social e pela singularidade do lugar, e faz com que as porções do território sejam diferenciadas e se configurem como regiões.


REGIÃO e ASSENTAMENTO URBANO

Não se pode ter uma visão clara do objeto urbanístico sem um entendimento de região.

Todo assentamento urbano é um lugar fisicamente ocupado, independente de seu tamanho.


REGIÕES DE PLANEJAMENTO

A conceituação da região de planejamento é muito importante para a correta delimitação do espaço a ser planificado.

Ana Cunha Araújo

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

PLANEJAMENTO URBANO x DESENHO URBANO

PLANEJAMENTO URBANO

O planejamento urbano está voltado para a organização e o desenho de assentamentos humanos, desde as menores vilas até as maiores cidades. É o processo de criação e desenvolvimento de programas que visam melhorar ou revitalizar certos aspectos na área urbana, além de ser o planejamento de uma nova área urbana, objetivando a melhoria da qualidade de vida.

O planejamento urbano trabalha com a produção, estruturação e apropriação do espaço urbano.

Os planejadores urbanos trabalham para a municipalidade, organizações, empresas ou grupos comunitários. Eles precisam prever o futuro e possíveis impactos, positivos e negativos, causados por um plano de desenvolvimento urbano, que muitas vezes favorecem ou contrariam interesses econômicos dos grupos sociais para os quais trabalham.

PLANEJAR:
* Instituir objetivos,
* Recomendar diretrizes,
* Analisar programas,
* Eleger meios para a realização de uma ação.


DESENHO URBANO

O desenho urbano é atividade multidisciplinar, voltada para o processo de transformação da forma urbana, e para o espaço resultante deste processo. Segundo a Arq. Paula Barros, “desenho urbano é a arte de fazer lugares para as pessoas”.

Ele deve ser visto muito mais como um processo do que como um projeto ou produto acabado, uma vez que ele é a parte do processo de planejamento que lida com a qualidade do meio ambiente.

Após um período de desvalorização do planejamento na década de 1980, ressurge o reconhecimento do valor do poder público no controle do desenvolvimento urbano. Já nos anos 90, mudanças institucionais, políticas e sociais levaram a uma nova mentalidade urbanística.

O desenvolvimento da cidade passa pela aproximação do centro às periferias, com o zelo em se melhorar a qualidade do espaço público, agrupando preocupações estéticas e funcionais.

Na administração das cidades é importante que haja sempre o devido cuidado em se pensar em Desenho Urbano pois ele pode ser considerado como instrumento para minimização dos impactos negativos causados no meio ambiente físico, cultural e natural.

O processo de desenho urbano pensa a cidade como uma estrutura físico-espacial, onde os elementos modificados ou acrescentados nessa estrutura não ameaçariam a integridade morfológica do todo, mas contribuem para a criação de uma intensa imagem urbana.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, P. Desenhando cidades na era dos vôos econômicos – Disponível em: . Acesso em: 28 jan.2008.

BERNARDI, J.L. A organização municipal e a política urbana. Curitiba, Ibpex, 2007.

DEL RIO, V. Introdução ao Desenho Urbano no processo de planejamento. São Paulo, Pini, 1990.

Planejamento Urbano - Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 2008.